pt | es | en

Thésis [Edição 02]

O centro histórico de Embu das Artes: uma discussão das práticas patrimoniais

Angela Maria Arena, Eneida de Almeida

Resumo

Este artigo aborda os aspectos vinculados às indispensáveis relações entre as práticas de conservação do patrimônio urbano e as ações de planejamento local, a partir do exame do centro histórico do município de Embu das Artes. Trata-se de um caso propício para o estudo de estratégias implícitas em políticas públicas que priorizam as atividades turismo, relegando a plano secundário os princípios de respeito às tipologias arquitetônicas autênticas, consolidados no campo da preservação do patrimônio. Por outro lado, possibilita também a discussão acerca da representação social nos ambientes urbanos, da sensibilização da população local e do incentivo às práticas de educação patrimonial. 

Palavras-chave: patrimônio urbano, planejamento local, educação patrimonial.


Texto completo:

PDF

Referências


Referências

ARENA, Angela M. Patrimônio Arquitetônico e Urbano: reflexões sobre os parâmetros de intervenção e sua prática nas edificações protegidas do centro histórico de Embu das Artes. São Paulo: Universidade São Judas Tadeu, USJT, Dissertação de Mestrado, 2014.

BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo, SP: SENAC, 1998.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. Tradução de Luciano V. Machado. São Paulo: Estação Liberdade: Editoria UNESP, 2001.

CURRY, Isabelle. Cartas Patrimoniais. Rio de Janeiro: IPHAN, 2000.

FONSECA, Maria Cecília L. O patrimônio em processo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/Minc-Iphan, 2005.

IPHAN. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos (snt), 2014. Disponível em: www.iphan.gov.br

JEUDY, Henry-Pierre. Espelho das Cidades. Tradução de Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005.

JORDÃO, Moacyr Faria. Embu na História de São Paulo. Embu: Prefeitura Municipal, 1964.

KRIPPENDORFF, Jost. Sociologia do Turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

KÜHL, Beatriz Mugayar. Preservação do patrimônio arquitetônico da industrialização. Problemas teóricos de restauro. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.

MARTINS, Ivan Barbosa. A formação do Embu no período colonial. Dissertação de mestrado. PUC, São Paulo, 2007.

MOTTA, Lia. A Apropriação do Patrimônio Urbano: do estético-estilístico nacional ao consumo visual global. IN: ARANTE, Antônio A. (org.). O Espaço da Diferença. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.

MURTA, Stela Maris; ALBANO, Celina (orgs.). Interpretar o Patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

PINHEIRO, Joaquim Gil. Memórias de M´Boy. São Paulo: Empresa Gráfica Moderna, 1912.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE EMBU DAS ARTES: Lei Complementar nº 186, 20 abr. 2012. Incorpora revisões das disposições do Plano Diretor do Munícipio. Disponível em:

URRY, John. O Olhar do Turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. Tradução de Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Studio Nobel, SESC, 2001.



desenvolvido por